1a.

Caixas de processos administrativos da Comissão Especial de Indenização.

Olá pessoal! Nós da Equipe do Projeto Resistência em Arquivo gostaríamos de iniciar o trabalho deste blog, importante ferramenta de difusão e de comunicação, dando as boas vindas a tod@s vocês e explicando um pouco da intencionalidade de criação desse espaço e do seu funcionamento.

Esse Blog foi planejado junto ao projeto Resistência em Arquivo: Memórias e histórias da Ditadura Militar no Brasil, que surgiu de uma necessidade e vontade do Arquivo Público do Rio Grande do Sul (APERS) de aprofundar o debate e o desenvolvimento de ações acerca da temática Ditaduras Militares na América Latina.

2a

Lançamento da Oficina Resistência em Arquivo.

Além dos diversos eventos promovidos por nós ou construídos em parceria com outras instituições, o APERS tem elaborado uma série de ações em torno da documentação, que se encontra salvaguardada nessa casa, sobre o período da Ditadura. A partir dessa documentação, processos de indenização de ex-presos políticos, as equipes de Descrição Arquivística e do Programa de Educação Patrimonial têm trabalhado na elaboração de um Catálogo que descreverá resumidamente o conteúdo de cada um dos processos de indenização, e na construção de uma oficina de Educação Patrimonial para o Ensino Médio. Essas ações, em conjunto com a elaboração do Blog, fazem parte desse projeto.

O lançamento do catálogo está previsto para março do próximo ano. A nossa oficina está pronta, chama-se Resistência em Arquivo: Patrimônio, Ditadura e Direitos Humanos, e foi oficialmente lançado no dia 05 de novembro desse ano. Nessa data, também foi lançado o endereço do Blog Resistência em Arquivo, que de hoje em diante, será alimentado semanalmente, sempre às sextas-feiras.

3a

Cartazes em exposição no lançamento da oficina.

Nesse sentido, desejamos que esse seja um espaço, não apenas de divulgação das ações do Arquivo, mas centralmente de trocas de informações e conteúdos diversos relacionados à temática, como músicas, imagens, vídeos, textos, notícias… A partir dele, esperamos dar continuidade à relação com estudantes, professores, pesquisadores e comunidade interessada no tema Ditaduras, seja sugerindo ou recebendo e compartilhando sugestões de conteúdos e notícias.

Assim, essa iniciativa terá sucesso somente com a colaboração de tod@s vocês! Sintam-se convidados a enviar suas contribuições, através do e-mail resistenciaemarquivo@sarh.rs.gov.br, a compartilhar e comentar nossos posts.

Equipe do Blog Resistência em Arquivo

Advertisements