A exumação de Jango traz à luz os problemas que ainda não enfrentamos, as discussões que ainda não travamos entorno do tema das Ditaduras na América Latina. Exumar Jango é exumar a Ditadura. A Comissão Nacional da Verdade declara ainda que a exumação não é o ponto final deste processo envolvendo Jango.

Joao e Maria Tereza Goulart no Comício da Central do Brasil em Março de 1964.

Joao e Maria Tereza Goulart no Comício da Central do Brasil em Março de 1964.

João Belchior Marques Goulart nasceu em São Borja (RS), no dia 1º. de março de 1919, filho de Vicente Rodrigues Goulart e de Vicentina Marques Goulart. Popularmente conhecido como Jango, foi deputado estadual (RS), deputado federal, Secretário de Estado de Interior e Justiça (RS) e Ministro do Trabalho. Foi eleito duas vezes vice-presidente da República (1955 e 1960). Assume pela segunda vez a vice-presidência em 1961, ano em que foi mandado em viagem oficial aos países do oriente e leste europeu. Também neste ano veio a noticia de renúncia de Jânio Quadros,todavia os militares negavam sua posse à presidência. Com o apoio do movimento da legalidade Jango assume, onde ficará até ser deposto por um golpe de estado em março de 1964. Buscou exílio no Uruguai onde também enfrentou uma onda de repressão. Se mudou para a Argentina onde faleceu no dia 6 de dezembro de 1976, em Mercedes, província de Corrientes. 

Familiares do ex-presidente em solicitaram ao Ministério Público a reabertura das investigações sobre a sua morte. O assunto passa a tramitar na Comissão Nacional da Verdade e na Secretaria de Direitos Humanos. A exumação consiste em resgatar do túmulo os restos mortais do Presidente João Goulart

Escolta do Caixão do Presidente João Goulart.

Escolta do Caixão do Presidente João Goulart.

para realizar exames que que ajudem a esclarecer a real causa de sua morte. A versão oficial e mais conhecida é que o Jango tenha sofrido um ataque cardíaco, todavia as causas e o contexto da sua morte são suspeitas.

“A exumação faz parte de um processo mais amplo e complexo. Juntamente com os possíveis resultados a serem encontrados por meio desse procedimento, o governo brasileiro […] dá seguimento à busca por documentos dos países envolvidos na Operação Condor que auxiliem no esclarecimento da morte de Jango e de outras lideranças que eram contrárias ao regime.” 

Presidente João Goulart.

Presidente João Goulart.

Para saber mais acesse os seguintes conteúdos:

Comissão Nacional da Verdade fala sobre a exumação.

Governo Federal fala sobre a oportunidade de olharmos novamente para o nosso passado.

Anúncios