Ordem e progresso com os Militares

Ordem e Progresso com os militares

Parece que chegamos aos 50 anos do início da Ditadura Civil-militar no Brasil. Tantas histórias e tantas memórias para serem revisitadas. Pois bem!!!! A partir de janeiro, convidamos a todos para acompanharem em nosso Blog Temático uma sequência de postagens que terá como propósito passar por temáticas e por acontecimentos significativos desses longos 21 anos de ditadura.

A Luta pelo fim da Ditadura

A luta pelo fim da Ditadura

Começaremos nosso plano de trabalho para postagens em 2014 com um debate em torno da temática Ditadura, Democracia e Direitos Humanos, realizando uma discussão conceitual acerca do tema que passará pelas algumas ações estatais levada a cabo pela justiça brasileira. Além disso, vamos contar um pouco da trajetória que aproximou os trabalhos realizados no Arquivo Público dessa temática.

Depois disso, vamos viajar em uma linha do tempo para compor nossas postagens semanais. Passaremos por períodos e temáticas clássicas, que serão desdobrados em postagens com conteúdos que irão desde um enfoque político, econômico, cultural, até o educativo.

Seguiremos por esse caminho: (1) Guerra Fria e o anticomunismo, na perspectiva de um contexto Pré Golpe Militar; (2) O Golpe Militar e Implementação da Ditadura Civil-militar Brasileira; (3) A Ditadura do A1 até o A5; (4) A Ditadura a partir do AI5: os anos de chumbo; (5) A Ditadura vista de lá da Fronteira: o mundo dos exílios; (6)A Ditadura em Diálogo com as Ditaduras latinoamericanas: conexões Repressivas; (7) Esquemas, Aparatos Repressivos e Tortura; (8) O Fim da Ditadura e o Processo de Redemocratização; (9) Nossa tardia e Incompleta Justiça de Transição; (10) A Luta por Memória, Verdade e Justiça.

A construção do amanhã

A construção do Amanhã

Tais temas serão trabalhados no mesmo formato no qual já estão sendo realizadas as postagens do Blog. Procuraremos sempre diversificar o formato dos textos, contemplando aspectos como a informação e a formação. Seguiremos realizando postagens com sugestões de leitura (romances, poesias, crônicas, contos, textos jornalísticos e acadêmicos), de filmes, de músicas. Além delas, daremos um gás, mais adiante, em postagens que informem (e formem também) ao público os trabalhos que o Arquivo tem desenvolvido e que desenvolverá a partir dos documentos sobre o período custodiados por nossa Instituição. Com certeza, professores-pesquisadores e alunos ficarão muito interessados por essa “história”.

E tem mais, pode acreditar!!!! Pretendemos contar com a contribuição de vocês que estão acompanhando e que ainda acompanharão nossas postagens. A sugestão de colaboradores será muito importante para a concretização desse trabalho – não deixe de enviar sua contribuição através do e-mail, resistenciaemarquivo@sarh.rs.gov.br.

A Equipe do Blog deseja um ótimo trabalho para todos aqueles que se envolverão em atividades de difusão dessa temática nesse ano de 2014. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça!

Advertisements