Capa I Jornada

Capa I Jornada

Compreendendo as discussões a cerca das ditaduras na América Latina e da luta pela garantia dos Direitos Humanos como um tema não somente atual, mas fundamental para aprofundarmos a democracia no país e no continente, o Arquivo Público vem estimulando a produção e difusão de reflexões nessa área, sempre em parceria com outras instituições, em especial a Universidade Federal do Rio Grande do Sul através de seu Departamento e Programa de Pós-Graduação em História.

Nessa linha, já foram organizados diversos eventos em formato de seminário relacionados à temática, com a participação de professores universitários e da Educação Básica, militantes e ex-presos políticos, pesquisadores e ativistas sociais. A partir do sucesso dessas atividades, APERS e UFRGS uniram-se na construção da Jornada de Estudos sobre Ditaduras e Direitos Humanos, evento bianual que já passou por duas edições, em 2011 e 2013, e que tem como principal objetivo reunir estudantes, educadores e pesquisadores para apresentar os resultados da produção intelectual recente, difundindo o conhecimento na área.

 Capa II Jornada

Capa II Jornada

Ambas as edições da Jornada foram riquíssimas em troca de informações e experiências de pesquisa e luta, gerando publicações eletrônicas em formato de livro que trazem os artigos completos comunicados ao longo do evento, além de outras contribuições. São trabalhos produzidos na área da História, das Ciências Sociais e Políticas, do Direito, entre outras, abordando a Ditadura no Brasil e em diversos outros países da América, a tortura, a resistência e as redes de solidariedade, o exílio, as políticas de memória, e muito mais.

Assim, hoje gostaríamos de compartilhar com você esses e-books, que estão disponíveis para download no site do Arquivo Público, incentivando que os leiam com bastante entusiasmo, pois com certeza são de grande contribuição aos que se interessam pelo tema!

Confira os links abaixo:

I Jornada (2011)

II Jornada (2013)

Anúncios