Seguindo com a série “Eduardo Galeano Os Filhos dos Dias”, onde publicaremos fragmentos do livro publicado pela L&PM em 2012. Nele, existem muitas histórias, uma história para cada dia do ano. Não reproduziremos por completo a obra, mas escolheremos uma história por semana para divulgar aqui no Blog.

Dia 24 de Janeiro: Pai Civilizador

Winston Churchill

Winston Churchill

Em 1965, morreu Winston Churchill.

Em 1919, quando presidia o British Air Council, havia oferecido uma de suas frequentes lições da arte da guerra:

Não consigo entender tantos melindres sobre o uso do gás. Estou muito a favor do uso de gás venenoso contra as tribos incivilizadas. Isso seria um bom efeito moral e difundiria um terror perdurável.

E em 1937, falando diante da Palestine Royal Comission, havia oferecido uma de suas frequentes lições de história da humanidade:

Eu não admito que se tenha feito mal algum aos peles-vermelhas da América, nem aos negros da Austrália, quando uma nova raça mais forte, uma raça de melhor qualidade, chegou e ocupou seu lugar.

 Curiosidades:

Winston Churchill foi um político conservador muito influente no cenário internacional. Nascido na Inglaterra em 1874, defendeu o sistema colonial do capitalismo moderno, administrando colônias inglesas. Winston Leonard Spencer Churchill faleceu em Londres, no dia 24 de janeiro de 1965 (mais ou menos um ano depois do Golpe militar no Brasil).

Anúncios