Continuando com a proposta de abordar o tema “estratégias de resistência em organizaçções clandestinas” indicaremos a seguinte música e clipe: Racionais Mc’s – Mil faces de um homem leal – Marighella (Clipe Oficial 2012). O Clipe reconstitui a invasão da Radio Nacional pela organização clandestina ALN (Aliança de Libertação Nacional). A letra da música ainda explora o cenário da luta pela resistência a ditadura.

“Às oito e meia da manhã de 15 de agosto de 1969, um destacamento de doze guerrilheiros da ALN (Ação Libertadora Nacional) invadiu a estação transmissora da Rádio Nacional em Piraporinha, perto de Diadema (Grande São Paulo). Dominados os funcionários, um dos invasores interrompeu a ligação com o estúdio e ligou ao transmissor de ondas curtas uma gravação. Com o Fundo musical do Hino da Internacional Comunista e do Hino Nacional, a gravação anunciou o nome da Carlos Marighella e reproduziu o manifesto lido por ele. Na meia hora em que a estação esteve sob controle da ALN, deu tempo para repetir a gravação. No mesmo dia 15, o jornal paulistano Diário da Noite lançou uma segunda edição com o texto integral do manifesto de Marighella captado pelo o radioescuta. ”

Saiba Mais: http://www.documentosrevelados.com.br/repressao/forcas-armadas/espetacular-tomada-da-radio-nacional-de-sao-paulo-pela-resistencia-a-ditadura/

Advertisements